quarta-feira, 19 de agosto de 2009



Respirar é viver!

Outro dia assisti uma entrevista com o ator Johnny Deep e, entre uma pergunta e outra foi perguntado à ele qual era um dos maiores prazeres que ele sentia na vida; e para minha surpresa e provavelmente da grande maioria, ele respondeu: respirar!

De fato, respirar é, ou pelo menos deveria ser um dos grandes prazeres de nossa existência.
Mas o que a grande parte da humanidade faz? Aperta o botão do respirador automático e seja o que Shiva quiser!

Diariamente, somos bombardeados por informações e propagandas que apelam de forma tão impiedosa à nossa visão e ao nosso paladar que acabamos dando extrema atenção à eles, sobrecarregando-os em detrimento de outros, como a respiração. Nos alimentamos em demasia e de forma errada e mesmo assim não paramos de dar atenção ao paladar.
E a respiração(que também é alimento)? Porque não damos atenção à ela? Poderíamos passar dias sem comer e beber, porém poucos minutos sem respirar.

Talvez seja o sentido que mais receba nosso desprezo. Percebendo este pormenor, os Mestres da antiguidade incluíram na prática do Yôga o uso do incenso, que dentre outras coisas, estimula o olfato para que prestemos mais atenção à respiração, pois respiração yôgi é intrinsicamente ligada à participação da consciência.

E por fim, percebamos como nosso ritmo respiratório está intimamente ligado às nossas emoções e as turbulências de nossa mente(note o estado de sua respiração enquanto se concentra na leitura deste texto).Da mesma forma que o seu estado emocional e/ou mental influenciam na sua respiração, o caminho inverso também é verdadeiro, portanto faça da sua respiração a sua aliada, cuide dela com carinho, faça dela um dos seus grandes prazeres, pois respirar é vida que se transforma em arte nas mãos alquímicas de um instrutor de Swásthya Yôga.


Texto escrito pelo Instrutor Fábio Euksuzian, Diretor da Unidade Vila Olímpia – SP

Nenhum comentário: